Uma pesquisa respondida por 691 empresas de 23 estados brasileiros mostra que 90% são a favor da implantação da Nota Fiscal Eletrônica. Ela revelou ainda que a maior parte das empresas (74%) prefere utilizar sistemas de NF-e desenvolvidos por empresas especializadas, enquanto que 26% optam por desenvolver sistemas internamente.

Do total de empresas respondentes, 50% já estão obrigadas a usar a NF-e, enquanto que 23% estão na lista das que deverão usá-la no futuro. 26% das empresas que responderam não serão obrigadas a usar e 10% não informaram.

A consulta foi realizada pela WK Sistemas, de Blumenau, empresa que há mais de 25 anos vem se especializando em soluções ERP e uma das pioneiras no desenvolvimento de sistemas contábeis e fiscais para microcomputadores. A empresa enviou questionário a clientes e prospects de todo o País no período de 4 a 8 de outubro.

BENEFÍCIOS

De acordo com Estanislau Mário Balzan, diretor de Marketing da WK, o resultado já era esperado. “De um modo geral, a Nota Fiscal Eletrônica é bem vista pelas empresas. De um lado, essa aprovação se dá pela agilidade nas transações comerciais. De outro, a tributação eletrônica beneficia as empresas que agem dentro da lei, pois dificulta a ação de sonegadores”, assinala.

Confira abaixo os gráficos da pesquisa
 
VOCÊ É CONTRA OU A FAVOR DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA
 
90% dos respondentes é a favor do uso da Nota Fiscal Eletrônica
7% se disseram indecisos
3% se manifestaram contra
 
QUAL TIPO O DE SOLUÇÃO ESCOLHIDA POR SUA EMPRESA
 
74% das empresas prefere utilizar sistemas especializados
26% optam por desenvolver soluções internas
 
SUA EMPRESA JÁ UTILIZA A NOTA FISCAL ELETRÔNICA?
 
53% das empresas que precisam usar a Nota Fiscal Eletrônica já o fazem
47% dos respondentes ainda não adotou