Projeto vai desenvolver chip para facilitar o acesso à web em áreas rurais

Com o objetivo de promover o acesso à web nas áreas rurais, a IC Design House Nordeste (LSI-TEC) tem trabalhado para desenvolver um chip que atenda a demanda destas localidades. A empresa criará protótipos de equipamentos para provisão do Sistema de Rádio Cognitivo, no novo padrão IEEE 802.22, concebido especificamente para instalação de banda larga em áreas rurais com baixa densidade populacional.

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) são parceiros deste projeto, e para sua execução foi concedido ao LSI-TEC Nordeste bolsas do Programa CI-Brasil, na modalidade desenvolvimento tecnológico de semicondutores, no valor de R$ 1,5 milhão.

Segundo publicou o site TI Inside, o MCT esclareceu que as principais vantagens do novo padrão são o maior raio de abrangência da estação radiobase, que se estende de 33 quilômetros a 100 quilômetros, e a capacidade de utilização de frequências livres para a transmissão de dados. Iniciado em setembro do ano passado, o projeto deve finalizar o desenvolvimento do chip em fevereiro de 2012.