A partir de 2014, entrará em vigor em todo o Brasil o eSocial. Trata-se de Sistema Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas. O assunto tem sido destaque principalmente entre os contadores e profissionais de RH. Mas e para a TI como fica?

Saiba como proceder:

1 – Informação
Primeiramente, fique por dentro do que se trata o eSocial. Acompanhe as WK News e mantenha-se informado de todas as novidades deste novo sistema fiscal.

2 – Organização
É importante garantir a ordem e coerência nas informações de cadastro dos trabalhadores.

3 – Contratar um Software
Busque a contratação de um software de folha de pagamento compatível com o WebServices. O Radar Folha, da WK Sistemas, atenderá 100% o eSocial, com informações da vida laboral do trabalhador como, por exemplo, informações de ASO e dados do médico responsável, assim como identificação dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e responsável técnico pelos laudos da empresa, entre outros itens.

4 – Conscientização
Informe sua equipe, seus colegas de trabalho e seus clientes. É importante para que as informações de alimentação do sistema sejam corretas, completas e confiáveis.

5 – Treinamento
Treinar a equipe de profissionais que vai manusear o sistema é fundamental para evitar erros e melhorar a produtividade.

Para a implantação do eSocial, será preciso ainda ter à disposição informações do empregador e tabelas de rubricas já utilizadas atualmente e alimentar o Registro de Eventos Trabalhistas (RET).

eSocial

Continue acompanhando o blog Vida de TI e fique informado de como atender às exigências do eSocial.