Falha de segurança envolve as versões 6 a 11 no navegador Internet Explorer deixa os usuários vulneráveis a ataques de hackers.

A Microsoft anunciou nessa segunda-feira, dia 28,  que detectou durante o final de semana uma falha de segurança que afeta o navegador Internet Explorer. A companhia informou ainda que está tentando descobrir maneiras de aproveitar esse problema na web.
Uma falha permanente no Internet Explore deixa computadores antigos vulneráveis a ataques de hackers. Essa falha que envolve as versões 6 a 11 do navegador, permite que hackers tomem controle total sobre as máquinas infectadas, o que força a fabricante do Windows liberar um pacote de correção para o problema. Portanto, com o fim do suporte para o Windows XP, os usuários deverão permanecer vulneráveis por tempo indeterminado.

internet explorer

“Um hacker poderia criar uma página da internet especialmente para explorar esta vulnerabilidade através do Internet Explorer e convencer um usuário a visitar esta página”, explica a Microsoft em um blog especializado em questões de segurança.
Uma opção para quem possui o Internet Explorer 10 ou superior é ativar o “Modo Protegido Avançado” do navegador, que impede uma invasão no seu computador. Para ativar esse modo, basta clicar em Opções da Internet, no menu Ferramentas.
Outra opção é desativar o plug-in no Flash, isso evita que o bug seja explorado, conforme aletra a empresa de segurança FireEye. Porém, o navegador também se tornará incapaz de rodar vídeos ou executar jogos que dependem do plug-in.
Uma outra alternativa é a instalação de um software chamado EMET (Enhanced Mitigation Experience Toolkit), que deve ser configurado para o Internet Explore, conforme recomendação da própria Microsoft. É necessário instalar a versão 4.1 do programa, que já está configurado para proteger o navegador.
Não se sabe ainda quando a Microsoft irá liberar uma atualização para o navegador. É possível que a atualização saia no dia 13 de maio, data marcada para o próximo update de segurança, ou em alguma outra data não prevista que venha antes. Também não é certeza se os usuários do Windows XP receberão qualquer tipo de atualização, já que o sistema perdeu o suporte.

 

Informações: Olha Digital