Saiba como a criptografia BitLocker do Windows 7 ajuda a proteger dados do seu computador, disco rígido ou unidade flash.

O BitLocker auxilia na proteção contra ataques com objetivo de desabilitar o sistema operacional. Essa ferramenta está disponível nas versões: Windows Vista, Windows 7 e Windows 8. Esse recurso ajuda na proteção de dados armazenados em uma unidade de dados fixa e removível e na unidade do sistema operacional, através da criptografia das informações.

Para criptografar a unidade em que o Windows está instalado o computador deve ter duas partições: uma partição do sistema (que contém os arquivos necessários para iniciar o computador) e uma partição do sistema operacional (que contém o Windows). A partição do sistema operacional será criptografada e a partição do sistema permanecerá descriptografada para que o computador possa ser iniciado.

Os novos arquivos são criptografados automaticamente quando você os adiciona a uma unidade que usa o BitLocker. No entanto, se você copiar esses arquivos para outra unidade ou outro computador, eles são descriptografados automaticamente.

bitlocker

O BitLocker pode criptografar a unidade na qual o Windows está instalado (a unidade do sistema operacional), assim como unidades de dados fixas (como discos rígidos internos). Você também pode usar o BitLocker To Go para ajudar a proteger todos os arquivos armazenados em unidades de dados removíveis (como discos rígidos externos ou unidades flash USB).

O BitLocker verifica o computador durante a inicialização para saber se há condições que podem representar um risco à segurança (por exemplo, uma alteração no software do BIOS que inicia o sistema operacional quando você liga o computador ou alterações a algum arquivo de inicialização). Se um possível risco de segurança for detectado, o BitLocker bloqueará a unidade do sistema operacional e você precisará de uma chave de recuperação BitLocker especial para desbloqueá-la.

Você pode escolher como desbloquear a unidade do sistema operacional quando ligar o seu computador (com uma chave de inicialização ou com um PIN, por exemplo).

Você escolhe como deseja desbloquear uma unidade de dados criptografada: com uma senha ou um cartão inteligente. Para unidades de dados fixas, você também pode definir a unidade para desbloquear automaticamente quando você desbloquear o computador, se preferir, desde que a unidade do sistema operacional esteja protegida por BitLocker. Para unidades de dados removíveis criptografadas com BitLocker To Go, você pode definir a unidade para desbloquear automaticamente quando você entrar no computador.

Para habilitar o Bitlocker:

Abra a Criptografia de Unidade de Disco BitLocker passando o dedo pela borda direita da tela, tocando em Pesquisar (ou, se estiver usando um mouse, apontando para o canto superior direito da tela, movendo o ponteiro do mouse para baixo e depois clicando em Pesquisar), inserindo BitLocker na caixa de pesquisa, tocando ou clicando em Configurações e depois em Criptografia de Unidade de Disco BitLocker.

Toque ou clique em Ligar BitLocker. Permissão de administrador exigida. É possível que você receba uma solicitação para fornecer uma senha de administrador ou para confirmar sua escolha.

A caixa de diálogo de configuração Criptografia de Unidade de Disco BitLocker é aberta.

Para desabilitar ou suspender temporariamente o BitLocker:

Você pode suspender temporariamente o BitLocker (por exemplo, se precisar instalar um novo software que o BitLocker bloquearia) e depois retomá-lo, quando estiver pronto. Você também pode desabilitar o BitLocker totalmente, o que descriptografa a unidade e remove toda a proteção do BitLocker.

Siga um destes procedimentos:

Para suspender temporariamente o BitLocker, toque ou clique em Suspender proteção. Permissão de administrador exigida É possível que você receba uma solicitação para fornecer uma senha de administrador ou para confirmar sua escolha. Depois de fazer isso, toque ou clique em Sim.

Para desabilitar o BitLocker e descriptografar a unidade, toque ou clique no link Desligar BitLocker. Permissão de administrador exigida É possível que você receba uma solicitação para fornecer uma senha de administrador ou para confirmar sua escolha. Depois de fazer isso, toque ou clique no botão Desligar o BitLocker.

Fonte: Microsoft