IFRS são um conjunto de normas internacionais de contabilidade, emitidas e revisadas pelo IASB - International Accounting Standards Board

International Financial Reporting Standards (IFRS) são normas internacionais de contabilidade, um conjunto de pronunciamentos contábeis internacionais publicados e revisados pelo IASB (International Accounting standards Board).

As normas contábeis internacionais (IFRS) foram elaboradas para atender os grandes participantes do mercado, conglomerados financeiros, de varejo e indústrias, além das empresas de contabilidade/auditoria de grande porte e alguns organismos de classe, deixando assim claro que muita gente foi deixada para trás.

Para que a análise dos relatórios financeiros sejam interpretados da mesma forma pelos seus usuários (os gestores, os investidores, os analistas e as instituições) é preciso que as características qualitativas como, clareza, confiabilidade, relevância, e o equilíbrio entre custo e benefício na preparação das demonstrações financeiras, tenham os mesmos critérios.

IFRS

Iniciou-se internacionalmente em 2001 na comunidade Européia, porém, recomendou-se o seu uso a partir do ano de 2005. Somente em 2007 foi que o Brasil iniciou a convergência brasileira aos padrões internacionais através da Lei 11.638/07, aderindo o IFRS para as Sociedades de Grande Porte. As Pequenas e Médias Empresas (PMEs) não ficaram de fora e através da Resolução do CFC nº 1.255/09 foi aprovada a NBC T 19.41 – Contabilidade para pequenas e médias empresas.

O principal objetivo das demonstrações financeiras em IFRS é dar informações sobre a posição financeira, os resultados e as mudanças na posição financeira de uma entidade, que sejam úteis a um grande número de usuários (investidores, empregados, fornecedores, clientes, instituições financeiras ou governamentais, agências de notação e público) em suas tomadas de decisão.

Assim, os elementos das demonstrações financeiras (balanço patrimonial, demonstração de resultado, demonstração dos fluxos de caixa, informações por segmento de negócio e as notas e as divulgações) podem alcançar características qualitativas das demonstrações financeiras em IFRS, como: compreensibilidade, relevância, confiabilidade e comparabilidade.

Conheça a Solução WK IFRS. Sua principal finalidade é tornar a contabilidade no mundo em uma linguagem única e compreensível a todos os usuários.