A nova versão do robô Asimo pode correr com velocidade de até 9 km/h e terá mais agilidade.

A Honda apresentou uma nova versão de seu robô Asimo. Segundo a empresa, a nova versão do robô tem mais agilidade nas mãos e nos pés e pode correr com velocidade de até 9 quilômetros por hora.

Para efeito de comparação, atletas profissionais que correm maratonas (percurso de 42 quilômetros) costumam percorrer o trecho em pouco mais de 2 horas, ou seja, com velocidade próxima a 20 quilômetros por hora.

O robô Asimo também pode subir e descer escadas, e reconhece rostos e vozes humanas. Mas por enquanto o robô Asimo é apenas um projeto e não tem versão comercial disponível.

robô Asimo

O Asimo pode também fazer a distinção entre múltiplas vozes falando ao mesmo tempo — o que não é uma tarefa fácil nem mesmo para humanos.

O robô ostenta um alto padrão de funcionamento, vários dedos da mão são equipados com sensores táteis e de força, o que significa que ele pode executar tarefas que exigem um alto nível de destreza como, por exemplo, tirar a tampa de uma garrafa d’água. Além disso, o Asimo também é bem versado na linguagem gestual.

“O novo  robô Asimo agora avançou de uma máquina automática para uma máquina autônoma,” diz Vikki Hood, gerente de comunicações corporativas na Honda.

Hood diz que o novo robô tem “a capacidade de tomada de decisão para determinar seu comportamento de acordo com o que acontece no ambiente, como movimentos de pessoas”.

“Com esses recursos, o novo robô Asimo dá um passo adiante no uso prático de robôs em ambientes em que possa funcionar harmoniosamente com as pessoas.”

O nome Asimo, que significa “Advanced Step in Innovative Mobility”, que significa “Passo Avançado em Mobilidade Inovadora”. O primeiro protótipo foi criado em novembro de 2000 e desde então passou por, pelo menos, cinco revisões importantes, com a edição “Asimo All-New” sendo a mais recente.

Com informações: Exame