Controle de Produção PCP consiste no acompanhamento dos processos produtivos a fim de verificar o andamento da produção conforme o planejado.

O Controle de Produção PCP ou também conhecido como Planejamento de Controle de Produção é a área da empresa que permite a continuação dos processos  produtivos na indústria. Controla a ação de decidir sobre a melhor utilização dos recursos de produção, certificando, assim, o andamento do que foi previsto no tempo e quantidade certa e com os recursos justos. Em síntese, o Controle de Produção PCP trata dos vários dados de diferentes áreas, transformando em informações, serve de apoio à produção para que o produto seja entregue na data e quantidade do pedido.

O Controle de Produção PCP busca  permear os seguintes questionamentos dentro da cadeia produtiva da empresa. São eles:

O que, quanto, onde, como, quando, com o que  e com quem produzir. A partir do  ajuste do processo de produção, o PCP irá criar uma carta mapa, documento denominado plano mestre de produção (PMP), que é a diretriz de produção. Trata-se do conjunto de atividades da administração da produção relacionadas à alocação eficaz e eficiente dos recursos de produção da organização  para a produção dos bens e serviços demandados pelos clientes.

controle de produção

No início da formação das indústrias, as funções de Controle de Produção PCP, eram feitas de forma empírica pelos responsáveis do setor, eram centralizadas em um departamento específico da fábrica, usualmente denominado PCP.

A atividade de Controle de Produção PCP  hoje não se limita ao nível operacional. Através dele podemos ter uma visão do que a empresa necessitará em outros campos. Ele auxilia no processo decisório, conversa com  outros setores além da produção, especialmente as áreas de Vendas e Financeiro.

A WK Sistemas apresenta a solução Radar Produção.  Com ele, a administração de demanda e processos produtivos é facilitada.