A falta de gestão financeira estratégica é um dos grandes entraves para o crescimentos das pequenas e médias empresas no Brasil

 

A falta de gestão financeira atinge cerca de  70% das companhias. Estas não recebem qualquer tipo de relatório contábil; Uma  em cada três companhias já foi autuada por conta da má comunicação com a contabilidade.
Embora haja uma pequena evolução dentro das empresas rumo a gestão financeira, esta muito longe do ideal, as PMEs buscam melhorar sua comunicação com o setor contábil, sobretudo quando contam com terceiros para esse serviço.

gestao-financeira

Para realizar o levantamento,  cerca de 300 gestores de pequenas e médias empresas espalhadas por todo o território nacional.

A conscientização da importância de uma boa gestão financeira é essencial para que se possa desenvolver dentro da organização a inteligência de mercado.  A ausência destas informações tornam menos consistente as tomadas de decisão da gerência. Visto que não se tem um panorama real de como está a empresa  neste aspecto.

De acordo com este estudo, cerca de 20% pretendem trocar de contador nos próximos seis meses. Uma das razões pode ser explicada pela ausência das interações entre o prestador de serviço e o gestor do negócio, independente do tamanho da companhia. Segundo o levantamento, 70% das empresas com menos de 50 funcionários não recebem qualquer tipo de relatório financeiro.
Empresas com mais de 50 colaboradores registram essa ausência de relatórios, com um índice de 47% de respostas afirmativas. Do total de entrevistados, mais da metade afirmou não gostar do trabalho de seu contador.

A pesquisa aponta ainda que 21% das pessoas que utilizam planilhas do Excel também não sabem quanto devem no contas a pagar. E 71% dos que já pagaram multas por causa de seus contadores fazem uso dessa ferramenta para organizar as finanças.
Já quem utiliza plataformas de gestão financeira, a consulta aos relatórios é bastante recorrente. Mais de 65% dos gestores acessam esses softwares pelo menos três vezes por semana. Com Excel, esse número cai para 56%. No papel, vai para 42%. Observe que quanto menos gestão financeira, menos controle das informações, isso é muito prejudicial para a vida empresarial.
A WK Sistemas desenvolveu o Radar Executivo, essa ferramenta visa apoiar as atividades de gerenciamento empresarial, uma vez que disponibiliza ao tomador de decisões informações gerenciais relevantes ao seu dia-a-dia.