Até mesmo o mais moderno dos smartphones não possui grande utilidade sem bateria. Veja como evitar que ele se torne um mero peso de papel.

 

E quando você mais precisa, seu celular começa a apitar, avisando que os temidos últimos porcentos de bateria chegaram. Ainda não inventaram uma bateria infinita (quem sabe o calcanhar de aquiles dos smartphones), mas você pode tomar algumas atitudes que farão a vida útil e o tempo de uso da sua bateria aumentarem consideravelmente.

Algumas dicas dependem de um maior conhecimento técnico, então não exite em perguntar para os atendentes ou quem realmente entenda do assunto. Você pode acabar prejudicando ainda mais seu aparelho.

 

1 – Utilize carregadores originais

É sempre aquele dilema quando você perde ou estraga seu carregador: original ou similar? Preço ou garantia? Aqui no Vida de TI não temos dúvidas, sempre optamos pelos originais. No longo prazo você terá a diferença, já que os originais são feitos exclusivamente para seu aparelho, com todas as especificações técnicas aprovadas pelo fabricante.

2. Não use carregadores de tablets nos smartphones

Apesar da tortura que é esperar o carregamento do seu smartphone, utilizar o carregador de tablet para acelerar o processo, danifica a bateria. No longo prazo, devido a diferença de amperagem, sua bateria perde vida útil.

 

3. Nunca deixe a bateria descarregar totalmente

Apitou, é a hora de colocar seu aparelho para carrgear. Isso geralmente ocorre por volta dos 15 ou 20% de bateria, dependendo de cada aparelho. O aviso não foi colocado ali à toa. Com a melhoria das tecnologias, alguns smartphones já possuem a função de desligar sozinhos, antes mesmo de chegar ao 0% de carga.

 

4. Mantenha sempre a mão um carregador portátil

Tenha diversos carregadores, nos diversos lugares que você costuma frequentar. Em casa, no trabalho ou no parceiro, sempre tenha uma opção para evitar que seu smartphone fique com a bateria zerada.

Para quem utiliza a função de GPS no carro, indicamos também  o uso de carregador portátil usb no veículo.

 

5. Desative notificações automáticas
Lute contra a curiosidade, desative as notificações automáticas, sua bateria agradece. Com o acendimento constante da tela, a bateria tende a acabar mais rápido.

 

6. Fuja das animações

Animações em fundo de tela: jamais! É praticamente um crime contra sua bateria, sendo uma das funções com maior consumo nas baterias dos smartphones (principalmente os que usam Android).

 

7. Diminua o brilho da tela

A maioria dos smatphones já possuem a função de ajuste automático de brilho. Sempre que possível utilize esta função para alongar o tempo de vida da sua bateria. A iluminação externa pode ser sua aliada, procure sempre fazer esse equilíbrio entre interna e externa.

 

8. Cuidado com a ativação do Wi-Fi, Bluetooth e GPS

Mantenha apenas o que está em uso no momento. Se está em uma reunião, ou em algum lugar que não pegue o sinal de sua operadora, desligue as funções inúteis. Destaque para o GPS e uso de dados (Edge, 3G e 4G), eles são campeões de consumo, já que são constantemente atualizados.

 

9. Recorra ao modo avião em locais sem sinal

Alguns desconhecem essa função, que consiste em “minimizar” as funções do seu aparelho. Ele fica ligado, mas sem puder receber ou efetuar ligações. Ao buscar cobertura, os smartphones consomem muita bateria e o modo avião pode te salvar desse vilão.

 

10. Evite lugares quentes

Assim como outros dispositivos eletrônicos, os smartphones também são inimigos naturais do calor. Procure lugares com  uma temperatura mais amena, evitando consumo excessivo de bateria.

smartphones

 

Fonte: UOL Tecnologia.