Conciliação bancária é uma fácil conferência de todas as contas bancárias da empresa com controle financeiro interno.

 

A conciliação bancária tem como seu principal objetivo verificar se está tudo lançado corretamente no controle interno ou se há inconsistências de dados, falta de dados ou algum erro. Ela verifica se o saldo bancário do controle interno, os lançamentos e suas datas estão idênticos ao extrato do banco que a empresa tem conta e faz movimentações.

Tem um passo a passo para auxiliar na hora de fazer uma conciliação bancária eficiente:

conciliacao

1º Lance as movimentações diariamente
A pessoa responsável pala empresa, precisa controlar diariamente todas as movimentações de entradas e saídas financeiras, informando todas as contas bancárias envolvidas.

São exemplos de movimentações financeiras as tarifas bancárias, os pagamentos de fornecedores, os recebimentos de clientes, o pagamento de empréstimos do banco, o pagamento de salários dos funcionários, pagamento de impostos, etc.

2º Verifique o saldo no extrato bancário
Conferir se os saldos inicial e final do controle interno e os saldos no extrato bancário batem. Eles devem estar sempre iguais.

3º Confira detalhes dos lançamentos
Ver se todos os lançamentos do extrato bancário estão sendo feitos na data correta e com os valores corretos no controle financeiro da empresa. É um trabalho minuncioso, porém muito importante.

4º Encontrei diferença, e agora? Corrigir é essencial!
Verifique as divergências de valores ou a falta dos mesmos, procurando saber onde isto aconteceu. Em seguida, corrija as diferenças no controle interno, para que todos os lançamentos estejam refletidos e o saldo esteja idêntico.

Como no final de cada mês é preciso enviar os documentos para a contabilidade, não se esqueça de guardar: comprovantes de pagamentos, Notas Fiscais, boletos e extratos bancários.

As Soluções WK para a Gestão Financeira das empresas integram processos de Vendas, Conciliações, Gestão por Centro de Resultados e Fluxo de Caixa, entre outros processos envolvidos neste setor, para empresas de todos os portes e segmentos.