A apresentação de sua empresa ou de um serviço é uma importante ferramenta de marketing. Com ela, você pode dar o primeiro passo para fechar um negócio. Porém, se mal feita ou se não causar uma boa impressão, você pode desperdiçar uma oportunidade.

Os profissionais desta área devem apresentar suas ideias de forma a conseguir persuadir sua audiência. E, para alcançar essa meta, a apresentação é uma ferramenta fundamental. Recursos visuais e dinâmicos, deixando o público entretido e engajado na ideia, devem fazer parte da apresentação.

Mas afinal, como fazer uma boa apresentação? Listamos algumas dicas para ajudar nos seus negócios.

  1. Seja objetivo: apresentações longas cansam quem está assistindo e muitas vezes fazem quem está apresentando perder o raciocício correto. Faça apresentações curtas e objetivas, sempre! Também evite muitas perguntas, especialmente consumindo slides da apresentação. Diga o que precisa ser dito em apenas uma frase, escolhendo bem as palavras;
  2. Use dados e informações atualizadas: faça o dever de casa, ou seja, pesquise. Mostre números do negócio do seu cliente, estatísticas atuais e dados de mercado que ajudem a defender a sua ideia;
  3. Questione sempre: não seja o dono da palavra. Questione o seu cliente ou prospect, dialogue com ele, mostre-se aberto para discutir números e possibilidades ou até mexer na sua ideia, se for preciso;
  4. Invista no layout: depois de pensar no conteúdo, a forma é fundamental. Escolher um bom layout ajuda a captar a atenção e deixar seu material mais importante. Há diversos softwares para ajudar você nessa tarefa, desde o famoso Power Point, do Windows, até o gratuito e cheio de recursos Prezi;
  5. Tenha didática: Saber como falar é uma habilidade que deve ser aprimorada dia após dia. Na hora de fazer a apresentação, não basta ter um conteúdo eficiente, um layout bacana se você não conseguir passar a ideia e apresentá-la de uma forma que as pessoas entendam e se lembrem no dia seguinte;
  6. Tenha postura: sua postura, os gestos que você faz e o jeito que você se comunica com o corpo também dizem muito sobre o sucesso de uma apresentação. Aqui o importante é não chamar muito atenção para você, e sim para a apresentação, por isso, não use roupas extravagantes nem muitos acessórios que possam distrair a atenção do seu público.