Quem já teve sua mala extraviada durante uma viagem de negócios sabe quanta dor de cabeça pode trazer. Mas através de uma nova tecnologia que acaba de chegar ao Brasil esse tipo de situação pode estar com os dias contados. O ReboundTAG ajuda os usuários a identificarem rapidamente onde está a bagagem perdida.

 

O funcionamento da ferramenta é muito simples: antes de viajar o usuário tem instalado em sua mala um QR Code. Em caso de perda, os funcionários do aeroporto de destino da bagagem ou qualquer outra pessoa poderão realizar uma leitura do código com o smartphone e identificar o dono. O proprietário recebe um SMS e e-mail com o endereço e informações de envio.

 

Outro recurso da tecnologia é o sistema de Busca Ativa, que é um acordo entre a ReboundTAG e a empresa que oferece a gestão de bagagens. Assim, é possível localizar a mala perdida nos bancos de dados de itens extraviados no mundo inteiro. É uma maneira das companhias aéreas reduzirem significativamente os depósitos de bagagens com entrega imediata aos proprietários sem maiores problemas.

Neste primeiro momento, a tecnologia será oferecida ao mercado corporativo de companhias aéreas, operadoras e agências de turismo, seguradoras, hotéis e grandes organizações. No Brasil a tecnologia é distribuída pelo Projeto Mala Segura.